Vinil de Quinta: websérie celebra o disco e a cultura do vinil

    0
    58


    Vinil de Quinta: websérie celebra o disco e a cultura do vinil
    Foto: Divulgação

     

    A websérie Vinil de Quinta surge com o objetivo de introduzir novamente os discos para que as pessoas os ouçam, seja nas plataformas digitais ou em suas vitrolas.

    O projeto conta com 12 episódios sobre seis gêneros e movimentos musicais ligados ao Rio de Janeiro: samba, bossa nova, rap e funk cariocas, Tropicália e Black Rio. Cada um desses temas se desdobra em dois episódios na faixa dos 25 minutos.

    Dirigida por Isabel Seixas (Estúdio M’Baraká) e Leo de Souza Santos (Pressa Filmes) e com curadoria de Eduardo Botelho e Pedro Diniz, a série é apresentada pelo DJ, pesquisador musical e comerciante de LPs Flávio César.

    O apresentador recebe os convidados para uma prosa que se dá a partir dos discos: Manoel Filho versa sobre samba, Cristiano Grimaldi acerca da bossa nova, DJ Tamy conta tudo o que sabe a respeito do rap, DJ Grazi esmiúça o funk, Jailson Discotecário traz o som dançante da Black Rio e o curador Pedro Diniz discorre com desenvoltura sobre a Tropicália.

    A diretora Isabel explica que um dos objetivos do projeto é evidenciar a paixão pelos discos, mas também valorizar o que está além deles:

    Pensamos em valorizar o que flerta com a história da nossa cidade e mesmo do país, que revela encontros, que mostra a interrelação entre as artes, que fala também sobre nossa sociedade e, claro, celebra a música como expressão e o objeto, vinil, como algo que inclui afeto e memória, além de apresentar um rico repertório de referências musicais para o público.

    Cada programa passeia pelo repertório de 20 LPs, em média, entre aqueles trazidos pelos entrevistados, enviados no formato de vídeo pelo público e analisados pela pesquisadora Aïcha Barat, que escolhe uma capa emblemática de cada tema.

    Os episódios já lançados podem ser assistidos na íntegra e gratuitamente através deste link. A cada quinta-feira um novo programa é divulgado.

    https://www.youtube.com/watch?v=mHwkNXPV_h0





    Source link