Veja os riscos de baixar aplicativo fora da Play Store

0
16


O Android é um sistema mobile que, assim como qualquer outro, está sujeito a problemas relacionados ao vazamento de dados. E grande parte dessas ações ocorrem por conta da instalação de um aplicativo malicioso, principalmente quando o download é feito fora da Play Store, a loja oficial de apps do sistema.

Hoje o TecMundo mostra os riscos de você fazer um download em um site desconhecido, e as formas para evitar esse tipo de transtorno. Confira:

Os maiores riscos ao baixar aplicativos fora da Play Store

Os riscos de baixar um app fora da loja oficial do Android começam no próprio site em que ele está hospedado. Muitas dessas páginas possuem uma série de códigos maliciosos que buscam infectar o sistema no momento em que você faz o acesso. Portanto, muito cuidado com as solicitações de permissões e fique sempre em alerta com os avisos de seu antivírus.

Hackers podem ter acesso às suas informações através do download de apps fora da loja oficial do AndroidHackers podem ter acesso às suas informações através do download de apps fora da loja oficial do AndroidFonte:  Anete Lusina from Pexels 

Em relação ao aplicativo, ele estar hospedado fora da Google Play Store, não garante qualquer segurança. Em outras palavras, ele não passa pela verificação da Google em relação ao seus funcionamento, e tão pouco é removido caso seja comprovada a atividade ilegal em seu funcionamento.

Esses apps trazem uma série de problemas ao seu sistema, como a criação de uma backdoor. Ela cria uma espécie de ponto de acesso onde um outro usuário, ou até mesmo um hacker, consiga ter controle de todo o aparelho e seu sistema. Uma vez que ele consiga esse acesso, suas informações correm um grande risco de serem compartilhadas de forma ilegal com outros usuários ou até mesmo empresas que comercializam isso pela Deep Web.

Os riscos também ocorrem dentro da Play Store

Infelizmente, os perigos relacionados aos falsos aplicativos também ocorrem dentro da própria Play Store. Por mais que ocorra uma verificação de confiabilidade dos softwares antes deles serem disponibilizados na loja virtual, ainda sim muito podem conter um código malicioso que antes do Google identificar e remover da plataforma, já pode ter causado sérios problemas.

É preciso ter cuidado com o download de softwares até mesmo dentro da Play StoreÉ preciso ter cuidado com o download de softwares até mesmo dentro da Play StoreFonte:  Sora Shimazaki from Pexels 

Nestes casos, a primeira coisa a se fazer é verificar a empresa que está desenvolvendo o software. Por exemplo, caso você esteja procurando um determinado jogo, confira se a fabricante que está disponibilizando o game na loja é a mesma que produziu o título.

Outro problema recorrente é em relação a aplicativos que oferecem muitas vantagens. Ainda pegando os jogos como exemplo, nunca faça o download de software que prometem dar alguma condição especial no game, como moedas virtuais e até mesmo trapaças para que você possa ter um rendimento melhor, em troca de nada.

Softwares com promessas de vantagens em games são uma das maiores armadilhasSoftwares com promessas de vantagens em games são uma das maiores armadilhasFonte:  TecMundo 

Além do risco de ser banido do game por conta das ilegalidades, grande parte desses software não cumprem o que prometem, sendo apenas um pretexto para que o usuário se sinta tentado a baixá-lo. Com isso, ele acaba abrindo brechas em seu aparelho para que seja feita a coleta de dados ou informações sigilosas.

Como se proteger desses problemas

Como dito anteriormente, o primeiro passo para você se livrar desses problemas é sempre procurar baixar a versão oficial do aplicativo dentro da Google Play Store. Há alguns casos raros onde o software não está à disposição da loja virtual, como o jogo Fortnite que, por conta de uma batalha judicial envolvendo micro transações, foi removido pela Google, mas conta com uma versão oficial para Android. Neste caso, o usuário precisa acessar o site oficial do jogo e fazer o download.

Fornite é um game que é disponibilizado fora da Play StoreFornite é um game que é disponibilizado fora da Play StoreFonte:  Reprodução / TecMundo 

Na Play Store, observe sempre os comentários de outros usuários em relação ao aplicativo antes de fazer o download. Softwares com a classificação baixa ou comentários indicando uma fraude são um alerta de que você pode estar se envolvendo em um golpe.

Também é importante sempre observar quais acessos o app que está sendo instalado está solicitando. Já tivemos muitos casos de simples softwares de edição de imagens pedirem acesso até mesmo à informações do usuário que não tinham qualquer relação com o funcionamento do programa.

O Avast é um dos antivírus mais utilizados no AndroidO Avast é um dos antivírus mais utilizados no AndroidFonte:  Reprodução / TecMundo 

Por fim, mantenha sempre um bom antivírus instalado e atualizado no seu sistema. Assim como os aplicativos comuns, procure sempre os mais populares, como Kaspersky, McAfee e Avast, e que contam com uma classificação boa, além de muitos comentários positivos elogiando a performance do programa.

E você, ainda ficou com alguma dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui