Na última sexta-feira (26), a equipe do popular programa de planos de fundo para computadores Wallpaper Engine anunciou o lançamento do serviço para o Android 8.1 ou versões mais recentes. A novidade é gratuita e está disponível na Google Play Store.
O app permite usar Vídeos, GIFs e imagens que estão no armazenamento interno do celular. Mas não é possível importar arquivos diretamente do banco de dados do software original, pois o programa utiliza o repositório da Oficina da Steam. Portanto, um sistema de transferência por Wi-Fi foi criado para proprietários do Wallpaper Engine no Windows.
As configurações de personalização são similares às disponíveis na versão originalFonte: Reprodução/Wallpaper Engine
A versão para Android permite a customização de planos de fundo para se adaptarem às especificações de desempenho do aparelho, a criação de playlists e suporte para elementos dinâmicos como relógios e músicas. O aplicativo irá pausar animações automaticamente no modo economia de bateria, não tem anúncios e não realiza coleta de dados e nem o rastreamento de usuários.
Ademais, o serviço fornece compatibilidade para temas dinâmicos de cores, como o oferecido pelo Material You do Android 12. Além disso, uma animação foi adicionada para que os papéis de parede mudem com base no movimento do dispositivo – uma espécie de paralaxe com profundidade.
O novo efeito só é possível em dispositivos com giroscópioFonte: Reprodução/Wallpaper Engine
Wallpaper Engine 2.0
A variante para Android veio com o lançamento do Wallpaper Engine 2.0, que trouxe recursos de conectividade com app de celulares para o programa no Windows, além de um novo logotipo, o paralaxe para o computador, correções de bugs com os efeitos de transparência do Windows 11 e mais.
Veja como exportar arquivos para o celular
Após abrir o programa na loja Steam, que custa atualmente R$ 9,99, instale o vídeo ou imagem desejado e acesse o atalho “Mobile” no canto superior direito da interface. Em seguida, abra o app no celular ou tablet e escolha o botão “Emparelhar com o Computador”.
Escolha a máquina desejada para fazer a conexão e digite o número PIN que será informado no software para Windows.
O PIN só precisa ser informado uma vezFonte: Reprodução/Tadeu Mattos
Feito isso, clique com o botão direito no wallpaper que será compartilhado e use o atalho “Enviar para dispositivo móvel”.
O envio de materiais também pode ser feito pela janela lateral de propriedadesFonte: Reprodução/Wallpaper Engine
Caso a conexão direta por Wi-Fi não seja possível, o usuário pode exportar o plano de fundo no formato “.mpkg” para o envio por serviços de nuvem ou por cabo USB.