Ao longo dos últimos meses, o Metallica celebrou de diversas formas o 30º aniversário do seu aclamado Black Album (1991).
Além de disponibilizar o The Metallica Blacklist, que reúne 53 covers de diferentes artistas interpretando alguns dos maiores sucessos do disco, o grupo também colocou à venda um box set deluxe do disco e uma série de mercadorias comemorativas.
Como muitos fãs da banda liderada por James Hetfield devem ter interesse em adquirir alguns desses produtos, o Ultimate Classic Rock decidiu calcular quanto uma pessoa teria que investir para comprar tudo relacionado ao Black Album que está disponível nos sites do Metallica ou que foi promovido recentemente por eles em suas redes sociais.
Somando livros, calendários, diversos tipos de roupas, discos, bebidas, tênis, acessórios, pôsteres e Funko Pop, a conta resultaria em cerca de US$27 mil, aproximadamente R$153 mil, sem incluir frete e impostos desses produtos. Haja dinheiro, hein?
Produtos do Black Album do Metallica
O portal destaca que uma grande parte desse valor vem de uma série de placas emolduradas autografadas e de edição limitada que integra o novo museu online da banda, chamado Black Box.
Vale lembrar que essa intensa comercialização de diferentes itens surgiu em parte porque, nas últimas décadas, as mídias físicas como CDs e DVDs foram sendo trocadas pelo público por serviços de streaming online, que geram pagamentos de royalties bem menores aos artistas.
Com a pandemia da COVID-19, as bandas foram obrigadas a interromper suas turnês e shows, o que fez com que muitos apostassem ainda mais nesse tipo de venda direta com os fãs.
Além do Metallica, artistas como Ozzy Osbourne, KISS e Mötley Crüe disponibilizaram mercadorias semelhantes relacionadas aos aniversários de seus discos.