Já há alguns anos o Instagram tem testado novas formas de verificação para evitar contas falsas, sendo uma das mais recentes a confirmação de identidade por vídeo selfie. Um produtor de conteúdo conseguiu, porém, “driblar” essa verificação utilizando uma boneca Barbie.
Alexander Chalkidis é um grego que possui um canal pequeno no YouTube, com menos de mil inscritos. Na última terça-feira (16), ele resolveu fazer um teste para verificar se seria possível burlar o novo método de verificação da rede social utilizando um brinquedo, o que acabou dando certo.
A confirmação de identidade do Instagram pede para que o usuário abra a câmera frontal e fique movimentando a cabeça em várias direções. Como Chalkidis utilizou uma boneca para reproduzir os movimentos e mesmo assim conseguiu uma liberação, imagina-se que o sistema de segurança da plataforma não se baseia em biometria, mas é possivelmente apenas um captcha mais complexo.
“Sou homem, o Instagram sabe que sou homem, postei milhares de fotos minhas como homem. Meu instagram está conectado ao meu Facebook, que há muitos anos sabe que sou homem. Então, quando eu consegui superar a verificação ‘biométrica’ com uma Barbie obviamente feminina… Bem, você se pergunta se alguém na Meta/Facebook/seja lá o que se chama hoje em dia realmente sabe programar alguma coisa”, questionou Chalkidis.
A situação fica ainda mais esquisita porque antes de testar a Barbie, o grego já havia realizado o mesmo “experimento” com um boneco Ken. Ele disse que o acontecimento mostra que pelo menos por agora a plataforma não salva os dados biométricos dos usuários. “Se o objeto for vagamente como um rosto humano, ele passa, fim da história”, argumentou.
Novo método de verificação
Nas últimas semanas, vários usuários do Instagram começaram a notar um pedido de confirmação através de vídeo selfie. Matt Navarra, que é especialista em redes sociais, falou sobre o assunto nesta semana no Twitter.
Como o assunto acabou viralizando, a equipe de Relações Públicas (RP) da rede social se pronunciou oficialmente e negou que estava fazendo reconhecimento facial no método de segurança. A empresa explicou que está aplicando o novo sistema de verificação há mais de um ano para confirmar se há uma pessoa de verdade comandando uma conta.
“Uma das maneiras de usar selfies de vídeo é quando pensamos que uma conta pode ser um bot. Por exemplo, se a conta curte muitas postagens ou segue milhares de contas em questão de segundos, as selfies de vídeo nos ajudam a determinar se há uma pessoa real por trás da conta ou não”, explicou.
Instagram doesn’t use facial recognition, and we don’t use it in video selfies. We introduced video selfies more than a year ago to help confirm that there’s a person behind an account, and not a bot. https://t.co/mQI0oWOGeY
— Instagram Comms (@InstagramComms) November 17, 2021
Os representantes do Instagram acrescentaram que os vídeos selfies são analisados por pessoas do time da rede social e que os vídeos são excluídos em 30 dias.