Entre os pilotos que representaram o Brasil, o maior vencedor foi Ayrton Senna, ídolo do profissional da Mercedes, com 41 triunfos
Hamilton festeja vitória do GP de São Paulo na temporada 2021 da Fórmula 1Lewis Hamilton atingiu um grande feito na carreira, no último domingo, ao vencer o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar pela 101ª vez, o britânico igualou o número de vitórias de todos os brasileiros na principal categoria do automobilismo mundial. Entre os pilotos que representaram o Brasil, o maior vencedor foi Ayrton Senna, ídolo do profissional da Mercedes, com 41 triunfos. Na sequência, vem Nelson Piquet, outro tricampeão mundial, com 23; Emerson Fittipaldi, bicampeão da categoria, com 14 vitórias; e os vice-campeões Rubens Barrichello e Felipe Massa, com 11 cada. José Carlos Pace, que batiza o Autódromo de Interlagos, faturou apenas uma.
Após vencer em São Paulo pela terceira vez na carreira (fez o mesmo em 2016 e 2018), Hamilton emulou o ídolo Senna nas comemorações. Ele desfilou com a bandeira brasileira no cockpit enquanto percorria o traçado de Interlagos e também se enrolou nela ao celebrar no pódio. O triunfo marcou um fim de semana de superação do inglês, que sofreu duas punições na mesma etapa, perdendo ao todo 25 posições entre o sprint race, o novo formato do treino classificatório, no sábado, e a corrida, no domingo. Para compensar, ele conquistou exatamente 25 ultrapassagens nas duas disputas.
No domingo, o feito também foi histórico. O inglês venceu após largar em 10º. Nenhum outro piloto havia faturado a vitória em Interlagos largando acima da oitava posição, o que foi alcançado pelo italiano Giancarlo Fisichella, então da modesta equipe Jordan, no GP brasileiro de 2003. Pessoalmente, foi apenas a segunda vez que Hamilton venceu uma prova largando acima da sexta posição. A primeira foi em 2018, quando partiu do 14º posto no grid em Hockenheim, na Alemanha. “Eu não sabia que isso seria possível, mas eu simplesmente dei tudo o que podia. E este foi, com certeza, um dos melhores finais de semana, se não foi o melhor, que vivi em toda a minha carreira”, declarou Hamilton, após vencer em Interlagos, no domingo.
*Com informações do Estadão Conteúdo

































