Confiança do setor de serviços cai ao menor patamar em cinco meses – Notícias

    0
    63


    O ICS (Índice de Confiança de Serviços) caiu 2,3 pontos em novembro, para 96,8 pontos, menor nível desde junho deste ano (93,8 pontos), apontam dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela FGV (Fundação Getulio Vargas). 

    Na comparação trimestral, o indicador recuou 0,8 ponto no período entre setembro e novembro e interrompeu a sequência de seis meses consecutivos de altas.

    O resultado negativo foi influenciado tanto pela piora da percepção sobre o momento atual quanto das expectativas, explica Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia).

    “A disseminação da queda sugere que o ritmo de recuperação perde um pouco de força no final do ano. Apesar do avanço do programa de vacinação, o ambiente macroeconômico frágil é que pode adicionar mais incerteza na continuidade da recuperação na virada para 2022”, analisa ele.

    O ISA-S (Índice de Situação Atual) recuou 1,8 ponto, para 92,8 pontos, mas ainda mantendo na região de moderado pessimismo. Ao mesmo tempo, o IE-S (Índice de Expectativas), caiu 2,7 pontos, para 100,9 pontos, menor nível desde junho  (99,1 pontos). A queda do ICS atingiu 12 dos 13 segmentos pesquisados.



    Source link