Bono e The Edge, do U2, cantam “Sunday Bloody Sunday” nos 50 anos do “Domingo Sangrento” – Música

    0
    39


    Bono e The Edge, vocalista e guitarrista do U2 respectivamente, postaram um vídeo com uma versão acústica, e solene, de “Sunday Bloody Sunday“, um dos grandes hits da banda, lançado em 1983. O clipe foi feito para marcar os 50 anos do massacre que inspirou a canção e que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.

    Em 30 de janeiro de 1972, a polícia inglesa matou 14 civis, vários deles menores de idade, e feriu outros 12 que participavam de uma marcha na cidade de Derry, Irlanda do Norte, Todos estavam desarmados. Eles protestavam especialmente contra a política do governo do Reino Unido de prender suspeitos de terrorismo sem um julgamento prévio. As desigualdades religiosas vistas na Irlanda do Norte também estavam na pauta dos manifestantes.

    A canção do U2 é a mais conhecida a tratar do tema, mas não a única. Ainda em 1972 tanto Paul McCartney quanto John Lennon tocaram na questão. O primeiro com o single (banido pela BBC) “Give Ireland Back To The Irish” e o segundo com uma música também chamada “Sunday Bloody Sunday“.

    Veja:

    Clique para ver no Vagalume

    Fonte: Vagalume



    Source link